Instrumentos de avaliação de componentes da leitura: investigação de seus parâmetros psicométricos

Autores

  • Natália Martins Dias Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • José Maria Montiel Fundação Instituto de Ensino para Osasco

Palavras-chave:

psicometria, avaliação, leitura

Resumo

De acordo com o modelo cognitivo da leitura, diversas habilidades contribuem para a competência leitora, como o reconhecimento de palavras, dividido em logográfico, alfabético e ortográfico; a compreensão linguística; e a velocidade de leitura. Assim, é importante dispor de instrumentos para a mensuração destas habilidades. Este estudo investigou as características psicométricas de instrumentos de avaliação destes distintos componentes da leitura. Participaram 443 estudantes de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental avaliados no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura (TCCAL), Teste de Processamento Ortográfico Computadorizado e Teste de Velocidade de Leitura Computadorizado. Anova revelou efeito significativo da série sobre o desempenho em todos os instrumentos; o TCLPP e o TCCAL mostraram-se mais discriminativos. Para todos os instrumentos os coeficientes Alpha de Cronbach figuraram satisfatórios. O estudo proveu evidências de validade e dados de fidedignidade aos diversos instrumentos.     

Biografia do Autor

  • Natália Martins Dias, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento. Bolsista de Pós-Doutorado FAPESP. Professora convidada do curso de Pós-graduação Lato sensu em Psicopedagogia. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Psicóloga, Doutora e Pós Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento. Bolsista de Produtividade CNPq. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • José Maria Montiel, Fundação Instituto de Ensino para Osasco

    Psicólogo, Doutor em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional. Centro Universitário FIEO – UniFIEO. Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

Publicado

2016-09-22

Edição

Seção

Estudo Teórico

Como Citar

Instrumentos de avaliação de componentes da leitura: investigação de seus parâmetros psicométricos. (2016). Avaliação Psicológica, 13(2). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9040

Artigos Semelhantes

21-30 de 122

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.