Indicadores Psicométricos do Inventário de Depressão Infantil em Amostra Infanto-Juvenil
Palavras-chave:
Depressão, Medida Psicométrica, Inventário de Depressão Infantil (CDI).Resumo
Este estudo objetivou verificar aspectos de validade, fidedignidade e normatização do Inventário de Depressão Infantil (CDI) para uma amostra da população de crianças e adolescentes da cidade de Teresina-PI. Participaram do estudo 730 escolares, com idades entre 9 e 17 anos (M= 13,6; DP= 2,45), sendo 55,7% do sexo feminino. Efetuou-se uma análise fatorial a partir do método Maximum Likelihood-ML e os resultados indicaram uma solução unifatorial, composta por 17 itens. Esta estrutura explicou 22,56% da variância total, com índice de consistência interna α= 0,82 (Alfa Cronbach). Sugere-se o ponto de corte 16 para ser utilizado como screening na identificação dessa alteração psicoafetiva. Os resultados revelaram que o instrumento possui parâmetros psicométricos aceitáveis para a estrutura unifatorial mantida e reforçam sua validade e utilidade na identificação de sintomas depressivos no contexto infanto-juvenil.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.