Validação de Instrumento de Contrato Psicológico

Autores

  • Letícia Gomes Maia UFBA
  • Antônio Virgílio Bittencourt Bastos UFBA

Palavras-chave:

contrato psicológico, validação, instrumento

Resumo

Este artigo teve o objetivo construir e validar um instrumento que contemplasse o caráter bilateral e multidimensional do conteúdo dos contratos psicológicos. O ICP, Instrumento de Contrato Psicológico é composto por duas Escalas, a de promessas do Empregado - EEO e a de promessas do Empregador - EER.   A validação foi feita em uma organização pública brasileira, com uma amostra de 382 empregados recém-admitidos à organização. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória e confirmatória. A solução de três fatores foi considerada a mais adequada teoricamente para ambas as escalas. A EEO resultou formada por 16 itens e a EER, 18 itens. A estrutura empírica do instrumento e os índices de fidedignidade encontrados tornam seu uso recomendável.

Biografia do Autor

Letícia Gomes Maia, UFBA

Doutoranda em Administração pela UFBA. Estágio doutoral na Vrije Universiteit Amsterdam. MBA em Gestão de Pessoas pela FGV. Bacharel em administração de empresas pela UFMG.

Antônio Virgílio Bittencourt Bastos, UFBA

Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Maia, L. G., & Bastos, A. V. B. (2016). Validação de Instrumento de Contrato Psicológico. Avaliação Psicológica, 13(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9272

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.