Análise fatorial confirmatória da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada - Versão Português Brasileiro

Autores

  • Flávia Wagner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Suzi Alves Camey Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clarissa Marceli Trentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

análise fatorial confirmatória, Escala Wechsler de Inteligência Abreviada, QI Verbal, QI de Execução

Resumo

A Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI) é um instrumento desenvolvido para avaliar a inteligência de forma rápida que fornece além do QI Total, os QIs Verbal e de Execução. Este estudo visa a investigar se os dados de parte da amostra de normatização da versão brasileira do instrumento se ajustam ao modelo de dois fatores. Foi realizada uma análise fatorial confirmatória com dados de 323 participantes, idade média 24,85 anos (dp=20,04), sendo 56,7% do sexo feminino. As análises foram realizadas considerando-se as amostras total, de crianças/adolescentes e de adultos. Os resultados indicaram que o modelo de dois fatores se ajusta à amostra de adultos. Considerações acerca da validade interna e da proposta conceitual do instrumento são realizadas.

Biografia do Autor

Flávia Wagner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia (2005) e especialização em Psicologia Clínica Ênfase Avaliação Psicológica. É Mestre em Psicologia (UFRGS) e atualmente cursa o Doutorado na mesma Instituição

Suzi Alves Camey, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Estatística e do Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na aplicação e desenvolvimento de metodologia estatística para área da saúde.

Clarissa Marceli Trentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Psicologia Clínica: ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente, é Professor adjunto nível IV, do Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia.

Publicado

2016-09-27

Como Citar

Wagner, F., Camey, S. A., & Trentini, C. M. (2016). Análise fatorial confirmatória da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada - Versão Português Brasileiro. Avaliação Psicológica, 13(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9239

Edição

Seção

Estudo Teórico