CRIAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE UM CONJUNTO BRASILEIRO DE ESTÍMULOS PICTÓRICOS

Autores

  • Murilo Ricardo Zibetti UFRGS
  • Suelen Bordignon UFRGS
  • Clarissa Marceli Trentini UFRGS

Palavras-chave:

Figuras, Nomeação, Familiaridade, Complexidade Visual, Memória

Resumo

O objetivo do presente estudo foi criar e normatizar um conjunto de 89 estímulos pictóricos para brasileiros de idade intermediária e idosos (40-89 anos). Cada estímulo foi avaliado através dos seguintes atributos: concordância conceitual, concordância de nomeação, familiaridade conceitual e complexidade visual. Os resultados sugerem que 93,25% (83) dos estímulos apresentaram concordância conceitual satisfatória. Os demais atributos são comparáveis aos observados internacionalmente. Esses resultados sugeriram a qualidade do conjunto de estímulos, e contribuirão para a criação do Teste MAPS (Memória e Aprendizagem através de Pistas Seletivas). 

Biografia do Autor

Murilo Ricardo Zibetti, UFRGS

Psicólogo, Mestre em Psicologia pelo departamento em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Suelen Bordignon, UFRGS

Psicóloga, Mestre em Psicologia pelo departamento em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Clarissa Marceli Trentini, UFRGS

Doutora, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Zibetti, M. R., Bordignon, S., & Trentini, C. M. (2016). CRIAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE UM CONJUNTO BRASILEIRO DE ESTÍMULOS PICTÓRICOS. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9459

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.