CRIAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE UM CONJUNTO BRASILEIRO DE ESTÍMULOS PICTÓRICOS

Autores

  • Murilo Ricardo Zibetti UFRGS
  • Suelen Bordignon UFRGS
  • Clarissa Marceli Trentini UFRGS

Palavras-chave:

Figuras, Nomeação, Familiaridade, Complexidade Visual, Memória

Resumo

O objetivo do presente estudo foi criar e normatizar um conjunto de 89 estímulos pictóricos para brasileiros de idade intermediária e idosos (40-89 anos). Cada estímulo foi avaliado através dos seguintes atributos: concordância conceitual, concordância de nomeação, familiaridade conceitual e complexidade visual. Os resultados sugerem que 93,25% (83) dos estímulos apresentaram concordância conceitual satisfatória. Os demais atributos são comparáveis aos observados internacionalmente. Esses resultados sugeriram a qualidade do conjunto de estímulos, e contribuirão para a criação do Teste MAPS (Memória e Aprendizagem através de Pistas Seletivas). 

Biografia do Autor

  • Murilo Ricardo Zibetti, UFRGS
    Psicólogo, Mestre em Psicologia pelo departamento em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Suelen Bordignon, UFRGS
    Psicóloga, Mestre em Psicologia pelo departamento em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Clarissa Marceli Trentini, UFRGS
    Doutora, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Estudo Teórico

Como Citar

CRIAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE UM CONJUNTO BRASILEIRO DE ESTÍMULOS PICTÓRICOS. (2016). Avaliação Psicológica, 14(1). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9459

Artigos Semelhantes

1-10 de 22

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.