Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais

Autores

  • Felipe Alckmin-Carvalho Universidade de São Paulo
  • Sarah Izbicki Universidade de São Paulo
  • Luan Flávia Barufi Fernandes Universidade de São Paulo
  • Márcia Helena da Silva Melo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

bullying, violência, avaliação, métodos, revisão.

Resumo

No Brasil estudos sobre bullying são recentes e não há consenso sobre os métodos mais eficazes para a identificação do fenômeno. O presente estudo teve como objetivos: descrever estratégias utilizadas para identificar a ocorrência de bullying no país, discutir o alcance e limitações destes métodos e mapear a distribuição desta produção por região e por ano de publicação. Foram selecionados estudos publicados entre 2000 e 2012, indexados na LILACS, Pepsic e SciELO, utilizando-se “bullying” como palavra-chave. Foram encontrados 178 artigos, sendo 25 selecionados. Identificaram-se situações de bullying através escalas e questionários padronizados em outros países, mas não validados para a realidade brasileira, e por meio de questionários criados pelos próprios pesquisadores, sem outras especificações. A partir de 2009, o número de artigos publicados, concentrados na região Sul e Sudeste, teve um expressivo aumento. Verificou-se escassez e falta de rigor metodológico na produção sobre rastreamento de bullying em cenário nacional.

Biografia do Autor

  • Felipe Alckmin-Carvalho, Universidade de São Paulo
    Psicólogo, mestrando pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Bolsista CAPES.
  • Sarah Izbicki, Universidade de São Paulo
    Psicóloga, mestranda pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Bolsista FAPESP.
  • Luan Flávia Barufi Fernandes, Universidade de São Paulo
    Psicóloga, doutoranda pelo Departamento de Psicologia Clínica do instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Bolsista CAPES.

  • Márcia Helena da Silva Melo, Universidade de São Paulo
    Psicóloga, Professora Doutora vinculada ao Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Publicado

2016-09-26

Edição

Seção

Estudo Teórico

Como Citar

Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais. (2016). Avaliação Psicológica, 13(3). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9121

Artigos Semelhantes

11-20 de 75

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)