Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais

Autores

  • Felipe Alckmin-Carvalho Universidade de São Paulo
  • Sarah Izbicki Universidade de São Paulo
  • Luan Flávia Barufi Fernandes Universidade de São Paulo
  • Márcia Helena da Silva Melo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

bullying, violência, avaliação, métodos, revisão.

Resumo

No Brasil estudos sobre bullying são recentes e não há consenso sobre os métodos mais eficazes para a identificação do fenômeno. O presente estudo teve como objetivos: descrever estratégias utilizadas para identificar a ocorrência de bullying no país, discutir o alcance e limitações destes métodos e mapear a distribuição desta produção por região e por ano de publicação. Foram selecionados estudos publicados entre 2000 e 2012, indexados na LILACS, Pepsic e SciELO, utilizando-se “bullying” como palavra-chave. Foram encontrados 178 artigos, sendo 25 selecionados. Identificaram-se situações de bullying através escalas e questionários padronizados em outros países, mas não validados para a realidade brasileira, e por meio de questionários criados pelos próprios pesquisadores, sem outras especificações. A partir de 2009, o número de artigos publicados, concentrados na região Sul e Sudeste, teve um expressivo aumento. Verificou-se escassez e falta de rigor metodológico na produção sobre rastreamento de bullying em cenário nacional.

Biografia do Autor

Felipe Alckmin-Carvalho, Universidade de São Paulo

Psicólogo, mestrando pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Bolsista CAPES.

Sarah Izbicki, Universidade de São Paulo

Psicóloga, mestranda pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Bolsista FAPESP.

Luan Flávia Barufi Fernandes, Universidade de São Paulo

Psicóloga, doutoranda pelo Departamento de Psicologia Clínica do instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Bolsista CAPES.

Márcia Helena da Silva Melo, Universidade de São Paulo

Psicóloga, Professora Doutora vinculada ao Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Alckmin-Carvalho, F., Izbicki, S., Fernandes, L. F. B., & Melo, M. H. da S. (2016). Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais. Avaliação Psicológica, 13(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9121

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.