FORMS OF BULLYING SCALE (FBS): EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONSTRUTO DA VERSÃO BRASILEIRA

Autores

  • Layrtthon Oliveira Santos Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Bullying, Validação, FBS

Resumo

RESUMO. O presente artigo objetivou adaptar a Forms of Bullying Scale (FBS) ao contexto brasileiro, reunindo evidências de sua validade de construto (validades fatorial e convergente e consistência interna). Participaram 377 estudantes do ensino fundamental de duas escolas de João Pessoa-PB. Estes tinham média de idade de 12,7 anos, sendo a maioria do sexo feminino (52,4%), tendo respondido a FBS e perguntas demográficas. Uma análise fatorial confirmatória corroborou a estrutura bifatorial teorizada desta medida (c²/g.l. = 2,34, GFI = 0,90, RMSEA = 0,06), que se mostrou invariante em relação ao sexo dos participantes (DRMSEA < 0,01). Observaram-se indicadores de confiabilidade adequados para os dois fatores: perpetração (α = 0,80 e CC = 0,81) e vitimização (α = 0,83 e CC = 0,83), os quais também mostraram evidências de validade convergente (VME = 0,77 e 0,80, respectivamente). Portanto, concluiu-se que esta medida reuniu parâmetros psicométricos adequados, justificando seu uso no contexto brasileiro.

 

Palavras-chave: FBS; BULLYING; ADAPTAÇÃO; VALIDADE; ESCALA.

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Santos, L. O. (2016). FORMS OF BULLYING SCALE (FBS): EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONSTRUTO DA VERSÃO BRASILEIRA. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9564

Edição

Seção

Estudo Teórico