FORMS OF BULLYING SCALE (FBS): EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONSTRUTO DA VERSÃO BRASILEIRA
Palavras-chave:
Bullying, Validação, FBSResumo
RESUMO. O presente artigo objetivou adaptar a Forms of Bullying Scale (FBS) ao contexto brasileiro, reunindo evidências de sua validade de construto (validades fatorial e convergente e consistência interna). Participaram 377 estudantes do ensino fundamental de duas escolas de João Pessoa-PB. Estes tinham média de idade de 12,7 anos, sendo a maioria do sexo feminino (52,4%), tendo respondido a FBS e perguntas demográficas. Uma análise fatorial confirmatória corroborou a estrutura bifatorial teorizada desta medida (c²/g.l. = 2,34, GFI = 0,90, RMSEA = 0,06), que se mostrou invariante em relação ao sexo dos participantes (DRMSEA < 0,01). Observaram-se indicadores de confiabilidade adequados para os dois fatores: perpetração (α = 0,80 e CC = 0,81) e vitimização (α = 0,83 e CC = 0,83), os quais também mostraram evidências de validade convergente (VME = 0,77 e 0,80, respectivamente). Portanto, concluiu-se que esta medida reuniu parâmetros psicométricos adequados, justificando seu uso no contexto brasileiro.
Palavras-chave: FBS; BULLYING; ADAPTAÇÃO; VALIDADE; ESCALA.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.