Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL): normas de habilidade para crianças de pré-escola a 3o ano

Authors

Keywords:

consciência fonológica, THPL, psicometria

Abstract

O objetivo da investigação consistiu em construir os dados normativos das habilidades em consciência fonológica e memória visual do Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), para crianças entre 4 e 8 anos. O instrumento avalia o nível de habilidade em consciência fonológica e memória visual, é de fácil aplicação, autoaplicável, adaptativo e informatizado. Participaram da investigação 404 crianças. Foram analisadas as diferenças na habilidade em função da idade e do ano escolar. Os resultados revelaram que as crianças mais velhas e de séries mais avançadas possuem melhor habilidade no THPL do que as crianças mais novas e em séries iniciais.  O instrumento poderá ser utilizado em escolas e clínicas para avaliação de elementos essenciais ao processo exitoso da leitura.

Author Biographies

Carla Alexandra Moita Minervino, Universidade Federal da Paraíba

medidas em psicologia, avaliação psicológica, dislexia, aprendizagem, criança e cognição.

Émille Burity Dias, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento

Universidade Federal da Paraíba

Published

2017-10-15

How to Cite

Minervino, C. A. M., & Dias, Émille B. (2017). Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL): normas de habilidade para crianças de pré-escola a 3o ano. Avaliação Psicológica, 16(4). Retrieved from https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12779

Issue

Section

Relato de Pesquisa

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.