Felicidade como produto: Um olhar crítico sobre a ciência da Psicologia Positiva

Authors

  • Caroline Tozzi Reppold Fundação Faculdade Federal Ciências Médicas de Porto Alegre- RS

Abstract

A Psicologia Positiva é hoje uma ciência consolidada e diversos são os achados que demonstram a eficácia de suas intervenções em prol da saúde e do bem-estar. Contudo, a expansão da PP em âmbito não acadêmico e a apropriação de seus ideais pela mídia indicam a necessidade de reflexão sobre a validade consequencial dos estudos na área. Nessa perspectiva, o artigo busca a) fundamentar a PP e discutir sua expansão, considerando a incorporação dos preceitos da PP pela mídia e as consequências mercadológicas de uma concepção de felicidade autocentrada e utilitarista, alheia às demandas coletivas, b) problematizar, em termos éticos e sociais, o uso de construtos positivos em práticas não acadêmicas e apresentar evidências de que intervenções envolvendo construtos positivos podem ter efeitos desfavoráveis às pessoas ou à sociedade, quando descontextualizadas, e c) considerar diferenças epistemológicas das três ondas que caracterizam o movimento e discutir o futuro da área.

Published

2019-10-22

How to Cite

Reppold, C. T. (2019). Felicidade como produto: Um olhar crítico sobre a ciência da Psicologia Positiva. Avaliação Psicológica, 18(4). Retrieved from https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/18777

Most read articles by the same author(s)