Processamento da informação em adolescentes de escolas pública e privada

Authors

  • Luciene de Fatima Rocinholi UFRRJ

Keywords:

velocidade de processamento, teste de trilhas coloridas infantil, WISC-IV

Abstract

A velocidade de processamento de informação se refere a realização de atividade mental em um certo período de tempo.  O objetivo deste estudo foi investigar  esta velocidade de processamento em adolescentes de 14 anos que frequentam escolas publica e privada. Foram selecionadas 14 adolescentes, do sexo feminino que cursavam o 9º ano do ensino fundamental ou 1º ano do Ensino Médio. Metade frequentava escola pública e a outras frequentavam escola privada. Foram avaliadas pelos testes: Teste de Trilhas Coloridas Infantil (TTCI), Código, Procurar símbolos e Cancelamento da WISC-IV e Teste de Matrizes progressivas Geral de Raven. O teste t mostrou maior número de quase erros no TTCI em meninas que frequentavam escola privada. Nenhuma diferença foi encontrada entre os dois grupos no código, procurar símbolos e cancelamento do WISC-IV. Sugere-se que a medida do número de quase erros revele maior sensibilidade no TTCI.

Author Biography

Luciene de Fatima Rocinholi, UFRRJ

Departamento de Psicologia Instituto de Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Published

2016-09-22

How to Cite

Rocinholi, L. de F. (2016). Processamento da informação em adolescentes de escolas pública e privada. Avaliação Psicológica, 13(2). Retrieved from https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9006

Issue

Section

Estudo Teórico

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