Processamento da informação em adolescentes de escolas pública e privada

Autores/as

  • Luciene de Fatima Rocinholi UFRRJ

Palabras clave:

velocidade de processamento, teste de trilhas coloridas infantil, WISC-IV

Resumen

A velocidade de processamento de informação se refere a realização de atividade mental em um certo período de tempo.  O objetivo deste estudo foi investigar  esta velocidade de processamento em adolescentes de 14 anos que frequentam escolas publica e privada. Foram selecionadas 14 adolescentes, do sexo feminino que cursavam o 9º ano do ensino fundamental ou 1º ano do Ensino Médio. Metade frequentava escola pública e a outras frequentavam escola privada. Foram avaliadas pelos testes: Teste de Trilhas Coloridas Infantil (TTCI), Código, Procurar símbolos e Cancelamento da WISC-IV e Teste de Matrizes progressivas Geral de Raven. O teste t mostrou maior número de quase erros no TTCI em meninas que frequentavam escola privada. Nenhuma diferença foi encontrada entre os dois grupos no código, procurar símbolos e cancelamento do WISC-IV. Sugere-se que a medida do número de quase erros revele maior sensibilidade no TTCI.

Biografía del autor/a

Luciene de Fatima Rocinholi, UFRRJ

Departamento de Psicologia Instituto de Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Publicado

2016-09-22

Cómo citar

Rocinholi, L. de F. (2016). Processamento da informação em adolescentes de escolas pública e privada. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9006

Número

Sección

Estudo Teórico

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.