UM OLHAR CRITICO SOBRE OS TESTES DE COMPREENSÃO DE LEITURA

Autores/as

  • Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota UERJ/UNIVERSO

Palabras clave:

compreensão de texto, avaliação de leitura, avaliação psicológica, leitura

Resumen

A compreensão de leitura é um constructo multidimensional, que envolve processos cognitivos complexos. Embora, os trabalhos científicos tenham apontado a complexidade desse processo, do ponto de vista prático, quando se verifica como a literatura aborda a avaliação da compreensão leitora, há uma tendência a se tratar esse constructo como unidimensional e os testes como equivalentes. O presente artigo pretende discutir criticamente a forma como área tem abordado a avaliação da compreensão leitora. As implicações para pesquisa científica e para prática clínica são discutidas.

Biografía del autor/a

Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, UERJ/UNIVERSO

Fez doutorado em Psicologia - UNIVERSITY OF OXFORD. Na UERJ, atualmente é vice-diretora do Instituto de Psicologia e coordena o grupo de pesquisa do CNPq Cognição e Contextos Sociais.  É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. É bolsista de produtividade nível 2 do CNPq

Publicado

2016-10-14

Cómo citar

da Mota, M. M. P. E. (2016). UM OLHAR CRITICO SOBRE OS TESTES DE COMPREENSÃO DE LEITURA. Avaliação Psicológica, 14(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10508

Número

Sección

Artigo de Revisão

Artículos similares

<< < 1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.