INFORMATIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO TAREFAS PREDITORAS DE OTIMISMO EM CRIANÇAS – TAPOC

Autores/as

  • Cyntia Mendes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia de Moraes Bandeira Universidade LaSalle
  • Claudia Hofheinz Giacomoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Otimismo, Instrumento informatizado, Crianças, TAPOC

Resumen

Este estudo objetivou adaptar as Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC) para uso em tablet e investigar evidências de validade da versão informatizada. Além disso, investigaram-se o nível de otimismo das crianças avaliadas e possíveis diferenças entre os sexos, tipos de escolas e cidades. O estudo foi realizado em duas etapas, informatização do instrumento e estudo de evidências de validade. Na primeira, participaram dois profissionais das Ciências da Computação, dois especialistas em Avaliação Psicológica e 10 crianças com características da amostra. Na segunda, a amostra foi composta por 238 crianças de quatro a 10 anos de idade (M = 7,24; DP = 1,6), sendo 133 crianças de Porto Alegre-RS e 105 de Teresina-PI de escolas públicas e privadas. A TAPOC-i apresentou consistência interna satisfatória e correlações significativas com os demais instrumentos. Identificou-se uma diferença significativa entre sexos. A análise fatorial confirmatória indicou que o modelo permaneceu unidimensional.

Biografía del autor/a

Cyntia Mendes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutoranda em Psicologia pela mesma instituição no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade.

Cláudia de Moraes Bandeira, Universidade LaSalle

Psicóloga. Doutora e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do curso de Psicologia da Universidade LaSalle.

Claudia Hofheinz Giacomoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2019-04-20

Cómo citar

Oliveira, C. M. de, Bandeira, C. de M., & Giacomoni, C. H. (2019). INFORMATIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO TAREFAS PREDITORAS DE OTIMISMO EM CRIANÇAS – TAPOC. Avaliação Psicológica, 18(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14242

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.