CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, FAMILIARES E ESCOLARES: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SUPERDOTADOS E SUPERDOTADOS UNDERACHIEVERS
Palabras clave:
Suerdotaçao, criatividade, inteligência, moivaçãoResumen
Este estudo investigou diferenças entre 53 estudantes superdotados e 43 superdotados com baixa performance escolar (underachievers), dos gêneros masculino e feminino, em relação à inteligência, criatividade, motivação para aprender, autoconceito, desempenho escolar e atitudes parentais. Foram empregados testes psicométricos de inteligência, pensamento criativo, desempenho acadêmico e escalas de características pessoais, acadêmicas e motivacionais, autoconceito e atitudes parentais. Realizou-se análise de variância multivariada. Os resultados indicaram que estudantes superdotados obtiveram escores significativamente superiores nas medidas de inteligência, criatividade total e criatividade verbal, autoconceito (dimensões conduta comportamental e autoestima global) e desempenho escolar. Por outro lado, os underachievers se destacaram nas medidas de motivação extrínseca. Com relação ao gênero, os resultados sinalizaram diferenças significativas a favor dos alunos quanto à inteligência, e das alunas no que diz respeito à criatividade verbal, motivação intrínseca, autoconceito (dimensão autoestima global) e desempenho escolar. Não foram observadas diferenças significativas quanto às atitudes parentais.
Palavras-chave: superdotação; desempenho escolar; underachievement; inteligência; criatividade.
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