Validação Portuguesa do Inventário de Práticas Docentes para Criatividade na Educação Superior

Autores/as

  • Maria de Fátima Morais Universidade do Minho
  • Leandro Silva Almeida Universidade do Minho
  • Ivete Azevedo Torrance Center
  • Eunice Maria Lima Soriano de Alencar Universidade de Brasília
  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília

Palabras clave:

Medida de Criatividade, Práticas Docentes, Ensino Superior, Percepção de Estudantes

Resumen

Muito tem sido discutido acerca do papel da educação superior na formação de profissionais aptos a lidar de forma criativa com os desafios que o mundo contemporâneo lhes impõe. Práticas docentes para a promoção da criatividade na educação superior são um alvo a pesquisar, embora se verifique escassez de instrumentos de avaliação. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar, para o contexto português, o Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior, desenvolvido no Brasil. Participaram da pesquisa 582 estudantes universitários. Os resultados apontam um instrumento com 22 itens, a serem respondidos em uma escala likert de 5 pontos, que avalia quatro fatores (Incentivo a Novas Ideias, Clima para Expressão de Ideias, Interesse pela Aprendizagem do Aluno e Avaliação e Metodologia de Ensino). As características psicométricas do instrumento, em termos de precisão e de validade, revelaram-se adequadas. 

Biografía del autor/a

Maria de Fátima Morais, Universidade do Minho

Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É doutorada em Psicologia por esta Universidade, na especialidade de Psicologia da Educação. Tem focalizado a sua investigação na temática da criatividade em contexto educativo. 

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho

Professor Catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Possui Doutorado em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Porto. Foi vice-Reitor da Universidade do Minho entre 2006 e 2009. A sua investigação incide nas relações entre cognição e aprendizagem, incluindo a sobredotação.

Ivete Azevedo, Torrance Center

Presidente do Torrance Center em Portugal. Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho, é pós-doutoranda nesta universidade e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Eunice Maria Lima Soriano de Alencar, Universidade de Brasília

Professora emérita e pesquisadora sênior da Universidade de Brasília e pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui Ph.D. pela Purdue University nos Estados Unidos.

Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília

Ph.D. em Psicologia Educacional pela University of Connecticut, nos Estados Unidos e professor associada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado

2016-09-20

Cómo citar

Morais, M. de F., Almeida, L. S., Azevedo, I., de Alencar, E. M. L. S., & Fleith, D. de S. (2016). Validação Portuguesa do Inventário de Práticas Docentes para Criatividade na Educação Superior. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8680

Número

Sección

Estudo Teórico

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.