Parâmetros Psicométricos da Escala Leiter de Inteligência para Crianças Pré-Escolares

Autores/as

  • Tatiana Pontrelli Mecca Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Daniela Aguilera Moura Antonio Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elizeu Coutinho Macedo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Inteligência, pré-escolares, psicometria

Resumen

Devido à carência de testes psicológicos que avaliam crianças pré-escolares e à dificuldade no que tange à avaliação de indivíduos com distúrbios do desenvolvimento, se faz necessária a disponibilidade de instrumentos que possam dar conta desta demanda. Uma possibilidade para avaliaçãonão-verbal de inteligência nestas populações é a Escala Leiter de Inteligência (Leiter-R). O objetivo deste estudo foi verificar parâmetros psicométricos da Leiter-R em pré-escolares. Participaram 271 crianças entre 3 e 6 anosde escolas públicas. ANOVA mostrou efeito da idade no desempenho em todos os subtestes. Foram verificadas correlações positivas e significativas da Leiter-R com outros testes não-verbais. Os coeficientes de Spearman-Brown variaram entre 0,85 e 0,94 e Alfa de Cronbach entre 0,81 e 0,86 para os subtestes da Leiter, indicando boa precisão. Os resultados sugerem boa adequação dos parâmetros psicométricos da Leiter-R, preenchendo requisitos básicos que atestam a qualidade do instrumento para avaliação de pré-escolares.

Biografía del autor/a

Tatiana Pontrelli Mecca, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga, Mestre e doutoranda em Distúrbios do desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Daniela Aguilera Moura Antonio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga e mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Experimental. Professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Elizeu Coutinho Macedo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Experimental. Professor do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Publicado

2016-09-21

Cómo citar

Mecca, T. P., Antonio, D. A. M., Seabra, A. G., & Macedo, E. C. (2016). Parâmetros Psicométricos da Escala Leiter de Inteligência para Crianças Pré-Escolares. Avaliação Psicológica, 13(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9004

Número

Sección

Estudo Teórico

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.