Parâmetros Psicométricos da Escala Leiter de Inteligência para Crianças Pré-Escolares
Palavras-chave:
Inteligência, pré-escolares, psicometriaResumo
Devido à carência de testes psicológicos que avaliam crianças pré-escolares e à dificuldade no que tange à avaliação de indivíduos com distúrbios do desenvolvimento, se faz necessária a disponibilidade de instrumentos que possam dar conta desta demanda. Uma possibilidade para avaliaçãonão-verbal de inteligência nestas populações é a Escala Leiter de Inteligência (Leiter-R). O objetivo deste estudo foi verificar parâmetros psicométricos da Leiter-R em pré-escolares. Participaram 271 crianças entre 3 e 6 anosde escolas públicas. ANOVA mostrou efeito da idade no desempenho em todos os subtestes. Foram verificadas correlações positivas e significativas da Leiter-R com outros testes não-verbais. Os coeficientes de Spearman-Brown variaram entre 0,85 e 0,94 e Alfa de Cronbach entre 0,81 e 0,86 para os subtestes da Leiter, indicando boa precisão. Os resultados sugerem boa adequação dos parâmetros psicométricos da Leiter-R, preenchendo requisitos básicos que atestam a qualidade do instrumento para avaliação de pré-escolares.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.