Análise semântica e evidências de validade baseadas no conteúdo da Escala Metacognitiva para Idosos.

Autores/as

  • Alex Bacadini França Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

metacognição, idosos, medidas

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as evidências de validade baseadas no conteúdo e realizar a análise semântica dos itens de uma escala destinada à avaliação da metacognição em idosos. Para atingir este objetivo, a pesquisa foi dividida em três etapas: elaboração da Escala de Metacognição Sênior (EMETA-S) com base na literatura nacional e internacional, a investigação das evidências de validade baseadas no conteúdo por meio da avaliação de três juízes especialistas, verificar se as instruções e os itens eram compreensíveis por parte da população alvo por meio da aplicação em uma amostra piloto. Tais procedimentos resultaram em modificações na redação das instruções e dos itens, bem como nos descritores da escala.

Biografía del autor/a

Alex Bacadini França, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia

LADHECO | Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição

Publicado

2016-09-22

Cómo citar

França, A. B. (2016). Análise semântica e evidências de validade baseadas no conteúdo da Escala Metacognitiva para Idosos. Avaliação Psicológica, 13(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9041

Número

Sección

Estudo Teórico

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