Avaliação da personalidade e redes sociais: uma proposta de integração

Autores

  • Mauro de Oliveira Magalhães Universidade Federal da Bahia
  • Fernanda de Souza Brito UFBA

Palavras-chave:

redes sociais, avaliação psicológica, personalidade

Resumo

A compreensão do comportamento social é do interesse de diversas áreas do conhecimento. A força relativa de fatores pessoais e contextuais na determinação do comportamento é uma questão polêmica.  Este artigo propõe uma articulação entre auto-relatos e relatos de observadores como estratégia de compreensão integrada destes fatores, abordando tanto a identidade do indivíduo quanto a sua reputação em determinado ambiente social. A identidade pode ser avaliada através de medidas de auto-relato e a reputação pode ser acessível a partir da análise de redes sociais. Acredita-se que a análise de redes sociais oferece uma perspectiva ainda pouco explorada de compreensão dos aspectos contextuais do comportamento individual. Deste modo, examinou-se a articulação entre avaliação da personalidade e análise de redes sociais.

Biografia do Autor

Mauro de Oliveira Magalhães, Universidade Federal da Bahia

Psicólogo (PUCRS, 1989), Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) nos períodos 1995-97 e 2005-2007. Editor da Revista Psicologia Organizações e Trabalho (2011-2013). Avaliador Ad Hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI. É Professor Adjunto no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado e Doutorado – da UFBA. Pos-doutorado na Universidade de Barcelona (2012-2013)

Fernanda de Souza Brito, UFBA

Psicóloga (UFBA), Mestre em Psicologia (UFBA, 2012)

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Magalhães, M. de O., & Brito, F. de S. (2016). Avaliação da personalidade e redes sociais: uma proposta de integração. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9303

Edição

Seção

Estudo Teórico