Observação da interação professor-aluno no jardim-de-infância: O Teacher-Pupil Observation Tool

Autores

  • Sofia O. Major Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores http://orcid.org/0000-0002-4643-2170
  • Maria João Seabra-Santos Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
  • Maria Filomena Gaspar Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
  • Mariana Pimentel Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
  • Andreia F. Azevedo Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
  • Tatiana C. Homem Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
  • Elsa Baptista Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Observação, Interação Professor-Aluno, Fidedignidade

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar a versão portuguesa do Teacher-Pupil Observation Tool (T-POT), no que diz respeito ao acordo e fidedignidade entre observadores e às categorias de comportamentos observadas nos professores na sua utilização em contexto pré-escolar. Três observadores receberam treinamento na cotação de 11 categorias de comportamentos do professor do T-POT. Posteriormente, 65 professoras de jardim de infância foram observadas durante 25 minutos, numa situação de interação nas suas salas com um pequeno grupo de crianças. Obteve-se uma média de acordo entre observadores de 74% nas sessões de treinamento e coeficientes de correlação intraclasse de 0,90-0,99. Os resultados indicam que as categorias do T-POT mais utilizadas pelas professoras nas suas interações com as crianças são questões, confirmações e ordens. A discussão salienta as implicações para a prática e a pesquisa da utilização de medidas de observação na avaliação da interação professor-aluno nas salas de jardim de infância.

Publicado

2019-04-15

Como Citar

Major, S. O., Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., Pimentel, M., Azevedo, A. F., Homem, T. C., & Baptista, E. (2019). Observação da interação professor-aluno no jardim-de-infância: O Teacher-Pupil Observation Tool. Avaliação Psicológica, 18(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16283

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.