Evidências de validade do Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) no diagnóstico da esquizofrenia

Autores/as

  • Philipe Gomes Vieira Universidade São Francisco (USF) e Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)
  • Anna Elisa Villemor-Amaral Universidade São Francisco (USF)

Palabras clave:

Estudo de validade, Esquizofrenia, Rorschach (R-PAS).

Resumen

O método de Rorschach tem se mostrado um eficaz instrumento para avaliação da personalidade, bem como identificação de padrões psicopatológicos, em especial, a esquizofrenia. O objetivo do presente estudo foi buscar evidências de validade para o Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) no contexto brasileiro. Foram administrados o R-PAS e a Magical Ideation Scale (MIS) em 70 adultos divididos em 35 esquizofrênicos e, 35 não pacientes. Os resultados das comparações evidenciaram diferenças estatisticamente significativas para as variáveis (Hd), An, FQo, FQu, FQn, P, DV, DR, INC, CON, MAH, MAP, GHR, PHR, EII-3 e TP-Comp (p < 0,05). Foram encontradas associações positivas e de forte magnitude para o escore obtido na MIS e as variáveis do R-PAS, EII-3 e TP-Comp (r = 0,84 e 0,85, respectivamente). Assim sendo, interpretam-se os resultados como evidências de validade para o R-PAS no contexto brasileiro.

Biografía del autor/a

Philipe Gomes Vieira, Universidade São Francisco (USF) e Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

Psicólogo clínico, mestre e doutorando em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF) e professor de Avaliação Psicológica na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC Campus Ipatinga)

Anna Elisa Villemor-Amaral, Universidade São Francisco (USF)

Psicóloga clínica, Professora Doutora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF).

Publicado

2016-09-30

Cómo citar

Vieira, P. G., & Villemor-Amaral, A. E. (2016). Evidências de validade do Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) no diagnóstico da esquizofrenia. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9457

Número

Sección

Estudo Teórico

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.