INVENTÁRIO DA TRÍADE COGNITIVA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (ITC-CA): ADAPTAÇÃO E PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS
Palabras clave:
terapia cognitiva, crianças e adolescentes, avaliação psicológicaResumen
A tríade cognitiva é um construto relacionado com as visões do indivíduo sobre o self, o mundo e do futuro. O objetivo desse estudo é adaptar e investigar algumas propriedades psicométricas do Cognitive Triad Inventory for Children (Inventário da Tríade Cognitiva para Crianças e Adolescentes - ITC-CA). Participaram 594 crianças e adolescentes de nove a 16 anos (X=12,41, DP=4,95), que completaram o ITC-CA e a Escala de Pensamentos Automáticos para Crianças e Adolescentes (EPA). Os resultados do ITC-CA foram analisados com modelos fatoriais confirmatórios para um, dois, três e seis fatores, que indicaram o modelo com seis fatores como melhor solução. A validade convergente, avaliada pela correlação entre os escores do ITC-CA e da EPA, apresentaram correlações significativas em todos os fatores, variando de -0,54 a 0,63. Os resultados do ITC-CA indicaram propriedades psicométricas adequadas, mostrando assim que este instrumento é apropriado para a investigação da tríade cognitiva.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.