CUIDANDO DO CUIDAR DE SER NA CONDIÇÃO DE ESTUDANTE

Autores

  • Virginia Teles Carneiro Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0003-1917-5727
  • Sra Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande
  • Srta Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Estudante universitário, Sofrimento, Grupos de apoio;, Psicologia clínica;, Fenomenologia existencial.

Resumo

O objetivo do artigo é relatar duas pesquisas executadas sequencialmente. A primeira buscou compreender, através da criação de um grupo de apoio, como os estudantes vivem a vida universitária e de que forma podem exercer o cuidado de si juntamente com outros, diante de situações de sofrimento que ameaçam a permanência na universidade. Tendo como recurso metodológico a Oficina de Criatividade, nove estudantes participaram de seis Oficinas temáticas, e, posteriormente, foram entrevistados. A segunda foi um estudo de follow up, que objetivou avaliar a efetividade dessa estratégia como uma ação interventiva de cuidado. Para isso, os interlocutores do primeiro estudo foram entrevistados meses depois. As demandas estavam ligadas a fragilidade de vínculos nos relacionamentos, excesso de atividades e cobranças, visão do fracasso como individual e ao silenciamento do próprio sofrimento. O grupo mostrou-se uma estratégia interventiva de cuidado propiciadora da produção de outros sentidos para a condição de estudante.

Biografia do Autor

Virginia Teles Carneiro, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Adjunto da Unidade Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco.

 

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Publicado

2025-01-20

Como Citar

Carneiro, V. T., Peixoto Soares, M., & Rodrigues de Souza, S. (2025). CUIDANDO DO CUIDAR DE SER NA CONDIÇÃO DE ESTUDANTE. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/nufen/article/view/22475

Edição

Seção

Dossiê Temático Sofrimento, Crise e Cuidado na Universidade: intervenções clínic

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