Ensino remoto emergencial e saúde mental de universitários do sertão Nordestino

Autores

  • Shirley Macêdo Universidade Federal do Vale do São Francisco http://orcid.org/0000-0003-1619-2353
  • Julio Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Luís Amorim Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.26823/rnufen.v15i1.24375

Palavras-chave:

Ensino à Distância, Universidade, Saúde Mental, Pandemia, COVID-19, Pesquisa Fenomenológica

Resumo

Objetivou-se compreender experiências no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e condições de saúde mental entre estudantes de universidades públicas do sertão nordestino acometidos ou não pela COVID-19. Participaram sete universitários com  idade a partir de 18 anos; de diferentes gêneros, níveis socioeconômicos, períodos e cursos de graduação presenciais; que não se desvincularam da universidade durante a pesquisa. Realizaram-se entrevistas individuais abertas pela Plataforma Meet, analisadas pelo método fenomenológico de tendência empírica. Presentificaram-se as experiências em Unidades de Sentido, com destaque para: adoecimento físico/mental ou problemas pessoais dificultaram mas não impediram os universitários de assistir aulas; invasão do ERE na vida pessoal; sentimentos negativos, dificuldades de adaptação, impasses e conflitos; comprometimento da aprendizagem e do rendimento dos discentes; e falta de preparo docente para o uso de ferramentas de ensino e avaliação. Concluiu-se, principalmente, a necessidade de implantação urgente de políticas públicas multidisciplinares de promoção de saúde mental para universitários da região.

Biografia do Autor

Shirley Macêdo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia Clínica; Docente do Colegiado de Psicologia e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Julio Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Bolsista do Programa de Incentivo à Iniciação Científica CNPq-UNIVASF

José Luís Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Bolsista do Programa de Incentivo à Iniciação Científica CNPq-UNIVASF

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Macêdo, S. ., Oliveira, J. C. S. P., & Amorim, J. L. . (2023). Ensino remoto emergencial e saúde mental de universitários do sertão Nordestino. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 15(1). https://doi.org/10.26823/rnufen.v15i1.24375

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