EXPERIÊNCIA DE MULHERES COM HISTÓRICO DE PERDAS GESTACIONAIS

CONTRIBUIÇÕES DA LOGOTERAPIA

Autores

  • Leanne Maria Ferreira Dias UFMA
  • Francisca Pereira da Cruz Zubicueta Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v14i2.22661

Palavras-chave:

Maternidade, Luto, Psicologia, Logoterapia

Resumo

Perdas gestacionais envolvem os abortos espontâneos e natimortos/óbitos fetais. As mulheres que passam por tais vivências podem apresentar sofrimento. Por vezes essa dor não é reconhecida pela sociedade o que traz impactos no processo de luto. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a experiência de mulheres que vivenciaram perdas gestacionais pela perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com mulheres com histórico de perdas gestacionais em acompanhamento no Hospital Universitário Materno-Infantil da cidade de São Luís-MA. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo do tipo temática. A experiência de perdas foi vivenciada de forma única por cada participante, mas todas as histórias foram atravessadas por sofrimento. Apresentamos contribuições da Logoterapia para compreensão desta vivência, como a Tríade Trágica – dor, culpa e morte e o exercício de valores de atitude e vivenciais.

Biografia do Autor

Francisca Pereira da Cruz Zubicueta, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Psicologia, pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA (1999), Mestrado em Saúde e Ambiente, pela UFMA (2002), Especialização em Saúde Mental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Formação em Logoterapia e Análise Existencial, pela Universidade Estadual da Paraíba (2001). Atualmente é professora Assistente do Departamento de Psicologia da UFMA e Doutoranda pela Universidade de Lisboa, UL, Portugal. 

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Ferreira Dias, L. M., & Pereira da Cruz Zubicueta, F. (2022). EXPERIÊNCIA DE MULHERES COM HISTÓRICO DE PERDAS GESTACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DA LOGOTERAPIA . Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 14(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v14i2.22661

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