Bases de Poder e Ambiente de Trabalho para Criatividade em Agências de Publicidade e Propaganda

Autores

Resumo

Embora haja ampla literatura sobre criatividade em agências de publicidade e propaganda, muitos estudos focam com mais ênfase nas características do produto ou dos profissionais que atuam nesses setores do que no contexto dessas empresas. As práticas de gestão e poder desempenham papel importante na promoção de um ambiente de trabalho adequado para criatividade. Esse estudo analisou a relação entre bases de poder e fatores do ambiente de trabalho (KEYS®) para criatividade e as características do contexto em que estas variáveis são exercidas nessas empresas, por meio de entrevistas com 35 profissionais e dois supervisores. Os resultados indicam que Poder de Perícia foi o mais percebido, e que o Poder de Coerção
obteve média baixa. Essas duas bases de poder foram as que mais apresentaram correlações com os KEYS®, sendo que a correlação do Poder de Coerção foi negativa. Discute-se o contexto em que bases de poder e ambiente de trabalho favorável à criatividade são percebidos nessas empresas.

Palavras-chave: bases de poder, criatividade, agências de publicidade e propaganda.

Biografia do Autor

João Benício dos Santos Chequer Carvalho, Centro Universitário SENAI CIMATEC, Brasil

Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial pelo SENAI CIMATEC. Bacharel em Comunicação e Marketing pela Universidade Salvador - UNIFACS com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atualmente é Coordenador de Inteligência de Mercado na Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Centro Universitário SENAI CIMATEC, Brasil

Graduação em Psicologia, com Doutorado pela UFSCar. Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. Atualmente é Professora Adjunta do Centro Universitário SENAI CIMATEC e Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição (Gestão e Tecnologia Industrial / Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial).

Paulo Soares Figueiredo, Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

Graduação em Engenharia Mecânica pela UNICAMP e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). É doutor pela Boston University Questrom School of Business, com bolsa da FULBRIGHT Commission. Professor Adjunto na Escola de Administração da UFBA e membro do Núcleo de Pós Graduação em Administração (NPGA). Professor do curso de especialização em Empreendedorismo da EA-UFBA. Bolsista de Produtividade no SENAI CIMATEC, onde orienta alunos dos cursos de mestrado e doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC).

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Publicado

2022-04-01

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Artigos