Estratégias de Coping de Trabalhadores à Pandemia da COVID-19: Revisão de Escopo
Resumo
Considerando a importância do desenvolvimento de ações orientadas para a proteção da saúde mental diante de contextos de crise de saúde pública, este estudo objetivou mapear o conhecimento científico sobre estratégias de coping de trabalhadores à pandemia de COVID-19. Foi realizada uma revisão de escopo, baseada na Recomendação PRISMA-ScR, com busca efetuada em três bases de dados e 78 publicações foram incluídas para análise temática e bibliométrica. Os resultados evidenciam a maior frequência do emprego das estratégias de enfrentamento ativo e evitação, além de indicarem a concentração de pesquisas realizadas com profissionais de saúde do norte global. Foram identificadas lacunas que incluem o baixo número de estudos realizados no Brasil e em categorias profissionais submetidas ao teletrabalho. Essas lacunas podem ser incluídas na agenda de pesquisas futuras, de modo a subsidiar a estruturação de ações para o enfrentamento de crises de saúde pública.
Palavras-chave: estratégias de coping, trabalhadores, COVID-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.