Estratégias de Coping de Trabalhadores à Pandemia da COVID-19: Revisão de Escopo

Autores

Resumo

Considerando a importância do desenvolvimento de ações orientadas para a proteção da saúde mental diante de contextos de crise de saúde pública, este estudo objetivou mapear o conhecimento científico sobre estratégias de coping de trabalhadores à pandemia de COVID-19. Foi realizada uma revisão de escopo, baseada na Recomendação PRISMA-ScR, com busca efetuada em três bases de dados e 78 publicações foram incluídas para análise temática e bibliométrica. Os resultados evidenciam a maior frequência do emprego das estratégias de enfrentamento ativo e evitação, além de indicarem a concentração de pesquisas realizadas com profissionais de saúde do norte global. Foram identificadas lacunas que incluem o baixo número de estudos realizados no Brasil e em categorias profissionais submetidas ao teletrabalho. Essas lacunas podem ser incluídas na agenda de pesquisas futuras, de modo a subsidiar a estruturação de ações para o enfrentamento de crises de saúde pública.

Palavras-chave: estratégias de coping, trabalhadores, COVID-19.

Biografia do Autor

Fernando Victor Cavalcante, Universidade SENAI CIMATEC, Salvador, BA, Brasil

Fernando Victor Cavalcante - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Doutorando em Gestão e Tecnologia Industrial pelo Senai CIMATEC. Mestre em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Gestão de Organizações em C&T em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-Fiocruz). Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Castelo Branco (UCB). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Michelle de Andrade Souza Diniz Salles, Universidade SENAI CIMATEC, Salvador, BA, Brasil

Michelle de Andrade Souza Diniz Salle - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Doutoranda em Gestão e Tecnologia Industrial pelo Senai CIMATEC. Mestre em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-graduada nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Pedagogia Organizacional, Gestão de Organizações de C&T em Saúde e Desenvolvimento de Executivos em ênfase em Gestão de Pessoas.

Thais Afonso Andrade, Universidade SENAI CIMATEC, Salvador, BA, Brasil

Thais Afonso Andrade - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Pós-doutoranda no PPG Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial do SENAI CIMATEC. Doutora (2022) e mestre (2018) em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); com período de estágio (2017) no Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP)/FIOCRUZ - RJ. Formação em Terapia Sistêmica Familiar, Casal e Indivíduos (2022) pela UFPE/Hospital das Clínicas. Graduação em Psicologia (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Universidade SENAI CIMATEC, Salvador, BA, Brasil

Camila de Sousa Pereira-Guizzo - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Graduada em Psicologia, com Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos. Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar.

Beatriz Quiroz Villardi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil

Beatriz Quiroz Villardi - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Doutora em Administração De Empresas na Área de concentração em Mudança Organizacional com Estágio Pós Doutoral realizado sob o Edital Capes ColCiencias; Mestre em Administração na Área de Concentração Planejamento e Organizações; Bacharel em Administração de Empresas Públicas e Privadas.

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Revisão da Literatura