Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em trabalhadores: Revisão de escopo e estudo de caso
Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) afeta significativamente o desempenho social e no trabalho. Esta revisão de escopo teve como objetivo analisar as características e os desafios enfrentados por indivíduos com TDAH no local de trabalho e na carreira. Foi realizada uma revisão de escopo, em seis bases de dados, seguindo as diretrizes do protocolo PRISMA-ScR, sem restrições de período de publicação e idioma, até julho de 2023. Foram recuperados 605 estudos, dos quais 26 responderam aos critérios de elegibilidade. Foi analisado conjuntamente um estudo de caso de uma médica de 27 anos com diagnóstico de TDAH desde os 15 anos. A análise dos resultados da revisão e do estudo de caso permitiram identificar desafios ocupacionais enfrentados pelos indivíduos com TDAH no local de trabalho e seus impactos no desempenho, na eficácia e no relacionamento profissional. Além disso, apontam a necessidade de estratégias organizacionais para promover ambientes de trabalho inclusivos de trabalhadores com TDAH.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, trabalhadores, desempenho no trabalho, inclusão no trabalho, carreira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.