Conflito Trabalho-Família e Riscos Psicossociais no Trabalho em Servidores Públicos: um Estudo na Educação Superior
Resumo
A dinâmica da interação do binômio trabalho-família é tema de grande importância para organizações socialmente comprometidas. Para servidores públicos, técnicos, professores, o contexto de trabalho mostra-se desafiador em relação aos papéis exercidos os riscos psicossociais que impactam saúde mental e bem-estar. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre conflito trabalho-família e riscos psicossociais em servidores de uma universidade federal do sudeste do Brasil. A pesquisa foi do tipo survey, com aplicação da versão Brasileira do Health and Safety Executive Management Standard; Escala de Conflito Trabalho-Família; e, Questionário Sóciodemográfico. Participaram 341 servidores, 64% técnicos administrativos e 35% professores, sendo 61% autodeclarados homens e 61% brancos. Os resultados demostram relação significativa entre conflito trabalho-família e riscos psicossociais. Trabalho interferindo na família foi explicado por demandas e apoio dos colegas, evidenciando que intervenções de suporte social e flexibilização de demandas laborais são essenciais para promover equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Palavras-chave: conflito trabalho-família, serviço público, estresse no trabalho, riscos psicossociais no trabalho, suporte social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.