Questionário Dimensões da Organização que Aprende (DLOQ): Validação para o Contexto Brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Cultura Organizacional, Validade dos Testes.

Resumo

A globalização exige que organizações se adequem a constantes mudanças, flexibilizem estruturas e adaptem suas formas de trabalho, buscando uma cultura de aprendizagem organizacional. Este estudo apresenta as evidências de validade e adequação ao contexto brasileiro da versão completa do Dimensions of the Learning Organization Questionaire (DLOQ) através de sua aplicação em cinco organizações. Participaram do estudo 188 profissionais que atuavam em empresas privadas brasileiras no segmento de Tecnologia da Informação. O instrumento apresentou 46 itens sobre cultura de aprendizagem e os dados foram coletados on-line por meio de survey. A Análise Fatorial Confirmatória manteve o modelo multidimensional do instrumento, os indicadores de confiabilidade foram superiores a 0,87. A análise de redes mostrou forte correlações e associações entre os itens de cada dimensão. O DLOQ aparece como uma medida válida e uma ferramenta útil para o contexto acadêmico e organizacional, fornecendo informações que permitem estabelecer e monitorar objetivos relacionados à aprendizagem.

 

Palavras-chave: aprendizagem, cultura organizacional, validade dos testes.

Biografia do Autor

Giovana Urrutia Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil

Psicóloga e mestre em psicologia pela PUCRS, especialista em psicologia organizacional pela FADERGS. Atua há mais de dez anos em gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional.

Manoela Ziebell de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil

Psicóloga, mestre e doutora em psicologia pela UFRGS. Coordenadora do Grupo de estudos sobre desenvolvimento de carreira (GEDC) do PPG em psicologia da PUCRS.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Artigos