Impact of “Inclusive Leadership” Training on Managers’ Beliefs and Attitudes towards Workers with Disabilities

Authors

Abstract

The article aims to evaluate the impact of "Inclusive Leadership" training on managerial beliefs and attitudes with the inclusion of disabled people. The research was carried out in a company, with 34 participating leaders, following a methodology guided by a pre-test, intervention and post-test. The intervention consisted of online training and the participants answered questionnaires on the topic, and sociodemographic questions. It was verified that when the training was finished, the explanatory factors of the favorable attitude related to the non-inclusion of disabled people were modified. The belief in the existence of benefits associated with hiring becomes the explanatory factor of the favorable attitude towards the inclusion of disabled people, in addition to identifying significant differences in the beliefs of the participants before and after the training. These results indicate that positive information about people with disabilities plays an important role in changing the beliefs and attitudes of managers.

Keywords: training, leadership, people with disabilities.

Author Biographies

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Federal University of São João del-Rei (UFSJ), Brazil

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Pós-Doutorado em Psicologia pela University of Greenwich - Inglaterra (2015). Atuou na área de Recursos Humanos durante 11 anos e atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenou o Programa Pós-Graduação em Psicologia (2015-2017). Participa como revisora ou consultora de revistas científicas nacionais. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais e internacionais. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG - área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, no período de 2008 a 2012. É líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). Ocupou o cargo de Presidente da SBPOT - Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (Junho 2020 a Janeiro 2022). Suas pesquisas contemplam a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco nas relações entre os seguintes temas: diversidade nas organizações de trabalho, especialmente inclusão e gestão do trabalho de pessoas com diferença funcional (deficiência), satisfação no trabalho e socialização organizacional.

Marcos Santos de Oliveira, Federal University of São João del-Rei (UFSJ), Brazil

Graduação em Estatística pela UNESP em 2001. Mestre em Estatística pelo IME/USP em 2004. Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA em 2009. Professor da UFSJ desde 2005. Entre 2006 e 2014 foi professor orientador (PO) dos alunos campeões da OBMEP. Ainda na OBMEP, atuou como Moderador de Fórum e de 2008 à 2018, coordenou a Correção de Provas da 2° fase da Região MG04. Entre 2010 e 2012, foi Coordenador Adjunto de Pesquisa da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve/UFSJ). Já teve vinculo com o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática (2008-2010), Programa de Mestrado em Psicologia (2010-2014) e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/SBM), entre 2012-2015. Possui interesse em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Métodos Estatísticos Aplicados à Psicologia, Machine Learning, Inteligência Artificial, Robótica e Educação Estatística. 

Joelma Cristina Santos, Federal University of São João del-Rei (UFSJ), Brazil

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGPSI/UFSJ), na linha de pesquisa Instituições, Saúde e Sociedade. Mestra em Psicologia (2016), pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas (2015) e graduada em Psicologia (2013) pela mesma universidade, onde desenvolveu atividades como assistente didática (monitora voluntária), estagiária de pesquisa, bolsista de Extensão e bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG e pelo CNPq. Atualmente, é pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE/UFSJ), tutora do grupo de estudos da Perfil Consultoria Jr. (empresa júnior do curso de Psicologia da UFSJ) e membro do corpo editorial da Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. Tem interesses de ensino, pesquisa e intervenção nas áreas de psicologia do trabalho, psicologia social, políticas públicas e inclusão de pessoas com diferença funcional (deficiência) no mundo do trabalho. 

Published

2022-10-01

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