Impacto del Entrenamiento en “Liderazgo Inclusivo” en las Creencias y Actitudes de los Gerentes hacia los Trabajadores con Discapacidad

Autores/as

Resumen

El artículo tuvo como objetivo evaluar el impacto de la formación “Liderazgo Inclusivo” sobre las creencias y actitudes de los gerentes a cerca de la inclusión de personas discapacitadas. La investigación fue realizada en una empresa mineradora, con participación de 34 Gerentes, siguiendo una metodología orientada por un pre-test, intervención y post-test. La intervención consistió en una capacitación en línea y los participantes respondieron a cuestionarios sobre el tema y preguntas sociodemográficas. Fue verificado que después de la capacitación se modificaron los factores explicativos de la actitud favorable relacionada a la inclusión al trabajo de personas con discapacidad. La creencia en la existencia de beneficios asociados a la contratación se convierte en el factor explicativo de la actitud favorable hacia la inclusión de personas discapacitadas, además de identificar diferencias significativas en las creencias de los participantes antes y después de la capacitación. Esos resultados mostraron que la información positiva acerca de la discapacidad juega un papel importante en el cambio de creencias y actitudes de los gerentes.

Palabras clave: formación, liderazgo, personas con discapacidad.

Biografía del autor/a

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Brasil

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Pós-Doutorado em Psicologia pela University of Greenwich - Inglaterra (2015). Atuou na área de Recursos Humanos durante 11 anos e atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenou o Programa Pós-Graduação em Psicologia (2015-2017). Participa como revisora ou consultora de revistas científicas nacionais. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais e internacionais. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG - área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, no período de 2008 a 2012. É líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). Ocupou o cargo de Presidente da SBPOT - Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (Junho 2020 a Janeiro 2022). Suas pesquisas contemplam a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco nas relações entre os seguintes temas: diversidade nas organizações de trabalho, especialmente inclusão e gestão do trabalho de pessoas com diferença funcional (deficiência), satisfação no trabalho e socialização organizacional.

Marcos Santos de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Brasil

Graduação em Estatística pela UNESP em 2001. Mestre em Estatística pelo IME/USP em 2004. Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA em 2009. Professor da UFSJ desde 2005. Entre 2006 e 2014 foi professor orientador (PO) dos alunos campeões da OBMEP. Ainda na OBMEP, atuou como Moderador de Fórum e de 2008 à 2018, coordenou a Correção de Provas da 2° fase da Região MG04. Entre 2010 e 2012, foi Coordenador Adjunto de Pesquisa da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve/UFSJ). Já teve vinculo com o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática (2008-2010), Programa de Mestrado em Psicologia (2010-2014) e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/SBM), entre 2012-2015. Possui interesse em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Métodos Estatísticos Aplicados à Psicologia, Machine Learning, Inteligência Artificial, Robótica e Educação Estatística. 

Joelma Cristina Santos, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Brasil

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGPSI/UFSJ), na linha de pesquisa Instituições, Saúde e Sociedade. Mestra em Psicologia (2016), pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas (2015) e graduada em Psicologia (2013) pela mesma universidade, onde desenvolveu atividades como assistente didática (monitora voluntária), estagiária de pesquisa, bolsista de Extensão e bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG e pelo CNPq. Atualmente, é pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE/UFSJ), tutora do grupo de estudos da Perfil Consultoria Jr. (empresa júnior do curso de Psicologia da UFSJ) e membro do corpo editorial da Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. Tem interesses de ensino, pesquisa e intervenção nas áreas de psicologia do trabalho, psicologia social, políticas públicas e inclusão de pessoas com diferença funcional (deficiência) no mundo do trabalho. 

Publicado

2022-10-01

Número

Sección

Artículos

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