Propriedades Psicométricas da Escala de Envolvimento Parental na Decisão Vocacional (EEPDV)
Palavras-chave:
desenvolvimento de carreira, relações familiares, escolha ocupacional, desenvolvimento do adolescente, construção de teste.Resumo
O envolvimento dos pais durante o processo de decisão profissional dos filhos tem sido considerado uma variável de apoio importante. Este estudo visa apresentar as etapas de construção e as propriedades psicométricas da Escala de Envolvimento Parental na Decisão Vocacional. Esta foi elaborada para avaliar a percepção dos adolescentes sobre as atitudes dos pais diante do processo de escolha profissional. Participaram 434 jovens com idades entre 14 e 20 anos (50,7% do sexo masculino). A partir da Análise de Componentes Principais, foram extraídos dois componentes, com cinco itens cada (Apoio à tomada de decisão vocacional e Apoio à exploração vocacional), obtendo-se bons valores de consistência interna (α = 0,74 a α = 0,86). As análises permitiram identificar uma estrutura fatorial adequada e evidências de fidedignidade, indicando que a escala possui potencial para ser utilizada no âmbito da pesquisa e da prática de aconselhamento de carreira.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.