INFORMATIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO TAREFAS PREDITORAS DE OTIMISMO EM CRIANÇAS – TAPOC

Autores

  • Cyntia Mendes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia de Moraes Bandeira Universidade LaSalle
  • Claudia Hofheinz Giacomoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Otimismo, Instrumento informatizado, Crianças, TAPOC

Resumo

Este estudo objetivou adaptar as Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC) para uso em tablet e investigar evidências de validade da versão informatizada. Além disso, investigaram-se o nível de otimismo das crianças avaliadas e possíveis diferenças entre os sexos, tipos de escolas e cidades. O estudo foi realizado em duas etapas, informatização do instrumento e estudo de evidências de validade. Na primeira, participaram dois profissionais das Ciências da Computação, dois especialistas em Avaliação Psicológica e 10 crianças com características da amostra. Na segunda, a amostra foi composta por 238 crianças de quatro a 10 anos de idade (M = 7,24; DP = 1,6), sendo 133 crianças de Porto Alegre-RS e 105 de Teresina-PI de escolas públicas e privadas. A TAPOC-i apresentou consistência interna satisfatória e correlações significativas com os demais instrumentos. Identificou-se uma diferença significativa entre sexos. A análise fatorial confirmatória indicou que o modelo permaneceu unidimensional.

Biografia do Autor

  • Cyntia Mendes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutoranda em Psicologia pela mesma instituição no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade.
  • Cláudia de Moraes Bandeira, Universidade LaSalle
    Psicóloga. Doutora e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do curso de Psicologia da Universidade LaSalle.
  • Claudia Hofheinz Giacomoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2019-04-20

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Como Citar

INFORMATIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO TAREFAS PREDITORAS DE OTIMISMO EM CRIANÇAS – TAPOC. (2019). Avaliação Psicológica, 18(2). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14242

Artigos Semelhantes

11-20 de 137

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)