Expectativas de Sucesso Profissional de Ingressantes na Educação Superior: Estudo Comparativo

Autores

Palavras-chave:

Aspiração Profissional, Instituição de Ensino Superior, Avaliação Psicológica

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as expectativas de sucesso profissional de estudantes ingressantes na educação superior, considerando gênero, modalidade de ingresso na universidade (sistema universal ou de cotas) e tipo de estudante (trabalhador ou não).Participaram do estudo 6.913 estudantes de uma universidade pública federal brasileira. Utilizou-se a Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior que avalia sete fatores: Formação Acadêmica de Qualidade, Compromisso Social e Acadêmico, Ampliação das Relações Interpessoais, Oportunidade de Internacionalização e Intercâmbio, Perspectiva de Sucesso Profissional, Preocupação com a Autoimagem e Desenvolvimento de Competências Transversais. Para este estudo foram considerados os dados relativos ao fator Perspectiva de Sucesso Profissional. Os resultados revelam uma maior expectativa de sucesso profissional para mulheres e estudantes não trabalhadores e podem subsidiar instituições de ensino superior a criarem estratégias e serviços que contribuam para o futuro profissional dos estudantes considerando os distintos perfis discentes.

Biografia do Autor

Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília

Denise de Souza Fleith é psicóloga, Ph.D. em Psicologia Educacional (University of Connecticut), professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e pesquisadora do CNPq.

Cristiano Mauro Assis Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Cristiano Mauro Assis Gomes é psicólogo, doutor em Psicologia (UFMG), professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do CNPq.

Claisy Maria Marinho-Araújo, Universidade de Brasília

Claisy Maria Marinho-Araujo é psicóloga, doutora em Psicologia (UnB) e professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho

Leandro Silva Almeida é psicólogo, doutor em Psicologia (Universidade do Porto) e professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Fleith, D. de S., Gomes, C. M. A., Marinho-Araújo, C. M., & Almeida, L. S. (2019). Expectativas de Sucesso Profissional de Ingressantes na Educação Superior: Estudo Comparativo. Avaliação Psicológica, 19(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/17412

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Relato de Pesquisa

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