Psicólogos que não utilizam avaliação psicológica: justificativas e concepções

Autores

  • Andressa Moreira Hazboun Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Carlos Alchieri Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria da Silva Santana Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Avaliação, Prática, Ética

Resumo

Sendo dever ético de todo profissional basear suas práticas e intervenções em uma avaliação prévia e, sendo a avaliação psicológica a ferramenta do psicólogo para tal, o que dizer daqueles que alegam não utilizar avaliação psicológica? Com base em um levantamento com 278 psicólogos brasileiros que declararam não praticar avaliação psicológica, incitam-se algumas reflexões sobre as justificativas e concepções subjacentes. Observam-se evidências que indicam concepções variadas sobre avaliação psicológica, reflexos de deficiências na formação e/ou atitudes negativas frente a práticas avaliativas e seus instrumentais, principalmente, os testes psicológicos. Por outro lado, acredita-se que a discussão se insere num cenário de retomada da avaliação psicológica, cujo desenvolvimento torna mister o debate, não só no sentido de problematizar, mas, principalmente, propor soluções. Nesse panorama, acredita-se que a avaliação psicológica pode ser um fundamento técnico metodológico inerente a todas as práticas psicológicas.

Biografia do Autor

Andressa Moreira Hazboun, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

João Carlos Alchieri, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Maria da Silva Santana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Educadora Física. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2016-09-13

Como Citar

Hazboun, A. M., Alchieri, J. C., & Santana, M. da S. (2016). Psicólogos que não utilizam avaliação psicológica: justificativas e concepções. Avaliação Psicológica, 12(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8211

Edição

Seção

Estudo Teórico