Ensino de avaliação psicológica a alunos com deficiências sensoriais: Expectativas e experiências.
Palavras-chave:
avaliação psicológica, deficiência visual, deficiência auditiva, inclusão, ensino superior.Resumo
Pesquisas relacionadas ao ensino e à aprendizagem de técnicas de avaliação psicológica parecem importantes quando consideradas as atuais políticas de inclusão nacionais. É possível que as experiências e expectativas dos profissionais e estudantes diante das possibilidades de ensino da Avaliação Psicológica a pessoas com deficiências estejam indicando tendências na atuação docente na área. O objetivo deste estudo foi o de identificar as expectativas e experiências de 33 profissionais envolvidos com a temática quanto ao ensino destas técnicas e sua instrumentação a alunos com deficiências em fase de formação profissional. Verificou-se que há correspondência quanto às possibilidades de ensino empregadas pelos profissionais do primeiro grupo e aquelas esperadas pelos respondentes do segundo grupo. Os respondentes do Grupo 2 parecem manter expectativas realistas das possíveis práticas de ensino que favoreçam o ensino de pessoas com necessidades especiais em Avaliação Psicológica, estando informados sobre métodos e estratégias disponíveis para tais fins.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.