MacArhtur Stem Story Baterry: Narrativas Infantis como Acesso às Representações Mentais
Palavras-chave:
representação mental, maus-tratos, narrativas infantisResumo
Objetivo: identificar representações mentais de crianças maltratadas e não maltratadas com base nas narrativas do MSSB, e avaliar as propriedades psicométricas iniciais de tal instrumento. Amostra: 90 crianças em idade escolar de 6-10 anos de idade (M=8.0), sendo 30 vítimas de maus-tratos e 60 não vítimas. Instrumentos: SDQ e MSSB. Resultados: as representações mentais das crianças maltratadas foram retratadas como mais negativas, se comparadas às não maltratadas, com teores de cunho mais agressivo, indicando baixa regulação emocional e impulsividade frente a situações conflitantes e, figuras de cuidado mais inseguras e ineficazes. Evidencia-se ainda que alguns itens do MSSB são capazes de discriminar os grupos de forma representativa, além deste apresentar bons índices de confiabilidade. Conclusão: narrativas como útil recurso de avaliação e planejamento de intervenções terapêuticas com essas crianças. Desenvolvimento de novos estudos nacionais a fim de aprimorar técnicas validas e para compreender as representações no âmbito da violência infantil.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.