MacArhtur Stem Story Baterry: Narrativas Infantis como Acesso às Representações Mentais

Autores

  • Joana Alvares Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Leticia Fagundes Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Silvia Pereira da Cruz Benetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

representação mental, maus-tratos, narrativas infantis

Resumo

Objetivo: identificar representações mentais de crianças maltratadas e não maltratadas com base nas narrativas do MSSB, e avaliar as propriedades psicométricas iniciais de tal instrumento. Amostra: 90 crianças em idade escolar de 6-10 anos de idade (M=8.0), sendo 30 vítimas de maus-tratos e 60 não vítimas. Instrumentos: SDQ e MSSB. Resultados: as representações mentais das crianças maltratadas foram retratadas como mais negativas, se comparadas às não maltratadas, com teores de cunho mais agressivo, indicando baixa regulação emocional e impulsividade frente a situações conflitantes e, figuras de cuidado mais inseguras e ineficazes. Evidencia-se ainda que alguns itens do MSSB são capazes de discriminar os grupos de forma representativa, além deste apresentar bons índices de confiabilidade. Conclusão: narrativas como útil recurso de avaliação e planejamento de intervenções terapêuticas com essas crianças. Desenvolvimento de novos estudos nacionais a fim de aprimorar técnicas validas e para compreender as representações no âmbito da violência infantil. 

Biografia do Autor

  • Joana Alvares, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

    Mestre em Psicologia Clínica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
    Atua na clínica psicoterapêutica de crianças, adolescentes e
    adultos em consultório particular em Bento Gonçalves RS
    e, faz Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica no Instituto de Ensino e Pesquisa em
    Psicoterapia - IEPP (Serra Gaúcha). Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS.
    Atualmente centra seus estudos e pesquisa na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, mais especificamente na infância e adolescência, em situações traumáticas a tais períodos.

Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Como Citar

MacArhtur Stem Story Baterry: Narrativas Infantis como Acesso às Representações Mentais. (2018). Avaliação Psicológica, 16(3). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12917

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