Dimensões da personalidade e autoavaliação dos adolescentes como estudantes: alguns indicadores através de um modelo multinomial

Autores/as

  • Renato G. Carvalho Centro de Investigação em Psicologia, Universidade de Lisboa
  • Rosa F. Novo Centro de Investigação em Psicologia, Universidade de Lisboa

Palabras clave:

Personalidade, Autoavaliação como estudante, Ajustamento escolar, Adolescentes, Teste MMPI-A

Resumen

Neste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. A amostra foi constituída por 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por diversos níveis de escolaridade, entre o 9º e o 12º ano. Os instrumentos foram a versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A), particularmente as dimensões do Sumário Estrutural do MMPI-A, e um questionário que incluiu a autoavaliação global dos adolescentes como estudantes, expressa em quatro categorias qualitativas, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificamos a personalidade como um preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados significativos nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que remete para a importância de características envolvendo o controlo dos impulsos e a autorregulação, bem como a emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam.

Publicado

2016-09-20

Cómo citar

Carvalho, R. G., & Novo, R. F. (2016). Dimensões da personalidade e autoavaliação dos adolescentes como estudantes: alguns indicadores através de um modelo multinomial. Avaliação Psicológica, 13(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8467

Número

Sección

Estudo Teórico

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