Autoeficácia em desenvolvimento de carreira em estudantes do ensino médio
Palavras-chave:
autoeficácia, aprendizagem, desenvolvimento profissional, orientação vocacional.Resumo
Este estudo objetivou analisar a autoeficácia em desenvolvimento de carreira em estudantes do ensino médio, regular e técnico, em função do tipo de escola, sexo e nível socioeconômico familiar, com base na Teoria Social Cognitiva de Carreira, em estudantes da terceira série do ensino médio (N= 241), de duas escolas públicas. O Inventário de Autoeficácia em Desenvolvimento de Carreira (CD-SEI-Br) foi aplicado coletivamente em sala de aula. Os resultados mostram os indicadores de precisão da medida e a superioridade dos resultados médios dos alunos de nível socioeconômico mais favorecido no sentido de expressarem mais confiança na sua capacidade de desenvolvimento de carreira, em relação ao planejamento de carreira, à preparação para busca de emprego e à procura de emprego. Discute-se as implicações de fracas crenças de autoeficácia no desenvolvimento de carreira de jovens e destaca-se a necessidade de intervenções, especialmente com jovens provenientes de famílias socioeconomicamente desfavorecidas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.