Adaptação da Escala Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior
Palavras-chave:
expectativas, educação superior, estudante universitário, escalaResumo
O objetivo deste estudo foi adaptar e validar, para o contexto brasileiro, uma escala portuguesa sobre expectativas acadêmicas de estudantes que ingressam na educação superior, identificando fatores relacionados à participação e envolvimento acadêmico dos discentes. Participaram da pesquisa 339 estudantes universitários. A versão brasileira do instrumento constou de 62 itens respondidos em uma escala de seis pontos que varia de discordo totalmente a concordo totalmente. A análise fatorial gerou sete fatores: Formação Acadêmica de Qualidade, Compromisso Social e Acadêmico, Ampliação das Relações Interpessoais, Oportunidade de Internacionalização e Intercâmbio, Perspectiva de Sucesso Profissional, Preocupação com Autoimagem e Desenvolvimento de Competências Transversais. Os índices alfa de fidedignidade foram satisfatórios. Os resultados indicam que a escala constitui ferramenta útil de avaliação das expectativas de ingressantes, podendo fornecer subsídios às instituições de educação superior na revisão de propostas pedagógicas de cursos, bem como na elaboração de programas e serviços de apoio aos estudantes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.