Evidências de validade da escala de comportamentos de aprendizagem de equipe
Palavras-chave:
aprendizagem de equipe, comportamentos de aprendizagem de equipe, medida, validação, análise fatorialResumo
A aprendizagem é compreendida como um fenômeno individual, mas se discute que ela possa ocorrer no nível das equipes de trabalho, sendo necessário compreender a natureza do processo nesse nível. O objetivo desta pesquisa foi traduzir e reunir evidências de validade da escala de comportamentos de aprendizagem de equipe. A medida foi traduzida para o português e submetida à análise de juízes. A versão traduzida foi aplicada a 107 estudantes de graduação organizados em equipes, sendo 71% sexo masculino, idade média de 20,85 (DP= 2,85). Os dados foram submetidos à analise fatorial exploratória, encontrado-se uma estrutura unifatorial que apresentou boas propriedades psicométricas (cargas fatoriais entre 0,40 e 0,72 e Alpha de Cronbach de 0,83). Foram encontradas evidências de validade da versão traduzida da medida. O estudo contribui com uma ferramenta que pode ser utilizada em estudos nacionais para a compreensão de processos de aprendizagem coletivos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.