Desenvolvimento do Subteste de Escrita do Teste de Desempenho Escolar II
Keywords:
desempenho escolar, escrita, Psicometria, teoria de resposta ao itemAbstract
Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento do Subteste de Escrita da segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). O estudo envolveu a construção de itens, análise de juízes e uma testagem empírica. Contou com a participação de 684 estudantes de 1º a 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. O Subteste foi dividido em duas versões: para estudantes de 1º a 4º ano e para 5º a 9º ano. A análise fatorial apontou um fator explicando 71% (versão A) e 56% (versão B) da variância dos dados. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) mostrou níveis de discriminação e dificuldade dos itens adequados para mensurar o construto. Os resultados revelaram evidências de validade de conteúdo, construto e fidedignidade. O Subteste de Escrita apresenta-se com boas propriedades psicométricas para avaliação da escrita ao longo do Ensino Fundamental.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.