Desenvolvimento do Subteste de Escrita do Teste de Desempenho Escolar II
Palavras-chave:
desempenho escolar, escrita, Psicometria, teoria de resposta ao itemResumo
Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento do Subteste de Escrita da segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). O estudo envolveu a construção de itens, análise de juízes e uma testagem empírica. Contou com a participação de 684 estudantes de 1º a 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. O Subteste foi dividido em duas versões: para estudantes de 1º a 4º ano e para 5º a 9º ano. A análise fatorial apontou um fator explicando 71% (versão A) e 56% (versão B) da variância dos dados. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) mostrou níveis de discriminação e dificuldade dos itens adequados para mensurar o construto. Os resultados revelaram evidências de validade de conteúdo, construto e fidedignidade. O Subteste de Escrita apresenta-se com boas propriedades psicométricas para avaliação da escrita ao longo do Ensino Fundamental.
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