Adaptação brasileira da Coping with Children’s Negative Emotions Scale (CCNES)

Autores

  • Taiane Lins Universidade Federal da Bahia - Doutoranda
  • Patricia Alvarenga Universidade Federal da Bahia - Professor Associado
  • Deise Maria Leal Fernandes Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro _ Professor Adjunto
  • Luciana Fontes Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Professor Adjunto

Palavras-chave:

adaptação, CCNES, socialização emocional

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar a versão traduzida para o português e adaptada da Coping with Children’s Negative Emotions Scale (CCNES) e verificar seus parâmetros psicométricos preliminares. Participaram do estudo 100 mães de crianças entre três e cinco anos. O estudo foi desenvolvido em seis etapas: tradução da escala original; avaliação da escala traduzida por especialistas; avaliação da escala traduzida pelo público-alvo em grupos focais; retrotradução; piloto; coleta de dados e avaliação de propriedades psicométricas e de relações com dados sociodemográficos das participantes. Foram obtidos valores satisfatórios de consistência interna, com exceção da subescala reações de desconforto. Houve correlações moderadas entre algumas das subescalas e as variáveis escolaridade materna, escolaridade paterna e renda familiar apresentaram correlações fracas com as subescalas do instrumento. A avaliação preliminar da CCNES indica seu bom funcionamento, porém, são necessárias análises adicionais com uma amostra ampliada.

Publicado

2018-04-15

Como Citar

Lins, T., Alvarenga, P., Mendes, D. M. L. F., & Pessôa, L. F. (2018). Adaptação brasileira da Coping with Children’s Negative Emotions Scale (CCNES). Avaliação Psicológica, 16(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12741

Edição

Seção

Relato de Pesquisa