Análise de ementas de disciplinas de avaliação psicológica: novos tempos, velhas questões

Authors

Keywords:

formação do psicólogo, ensino superior, testes psicológicos, psicologia, universidades

Abstract

O objetivo desse estudo foi levantar e analisar ementas sobre ensino de avaliação psicológica dos cursos de Psicologia no Brasil. Para tanto, foram acessadas as ementas disponíveis em sites de instituições de ensino cadastradas pelo MEC. Após seleção das ementas, as mesmas foram divididas em unidades de texto e classificadas com base nas Diretrizes para Ensino de Avaliação Psicológica. Como resultados, foram recuperadas 478 ementas provindas de 133 instituições.  A distribuição de disciplinas foi do primeiro ao nono semestre, com ênfase no quarto, quinto e sexto. A carga horária é considerada insuficiente dada a quantidade de assuntos básicos a serem tratados. Também há ênfase no ensino tecnicista de testes em detrimento de disciplinas que visam compreensão mais ampla do processo como o uso de técnicas de avaliação (entrevista, observação, entre outros), elaboração de laudos e psicometria. Muito ainda deve ser modificado para atingir a qualidade mínima na área.

Published

2019-01-15

How to Cite

Ambiel, R. A. M., Zuanazzi, A. C., Sette, C. P., Costa, A. R. L., & Cunha, F. A. (2019). Análise de ementas de disciplinas de avaliação psicológica: novos tempos, velhas questões. Avaliação Psicológica, 18(1). Retrieved from https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/15229

Issue

Section

Relato de Pesquisa

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.