Motivação Acadêmica e Autoestima Contingente: Relação com Satisfação de Vida, Esperança e Otimismo

Authors

  • Daniela Bergesch D’Incao Marrone
  • Claudio Simon Hutz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

A motivação para aprendizagem é fundamental e está intimamente relacionada a fatores externos e internos e à medida de como ambos se inter-relacionam. Nesse sentido, a autoestima pode ser um indicador de como o indivíduo lida com o meio e com pressões internas, ainda mais quando ela se apoia em contingências externas como forma de se manter elevada. Este estudo buscou investigar em uma amostra de estudantes universitários a relação do tipo de motivação para os estudos com autoestima e características como personalidade, otimismo, esperança e satisfação de vida. Obteve-se na amostra estudada associação entre os domínios contingência de competência acadêmica, competição e aparência com Motivação Extrínseca no âmbito acadêmico. Conclui-se que os achados estão de acordo com o que aponta a literatura, indicando a necessidade de estratégias de intervenção em nível de ensino superior com o intuito de promover um ambiente mais propício ao interesse intrínseco para os estudos.

Published

2019-10-15

How to Cite

Marrone, D. B. D., & Hutz, C. S. (2019). Motivação Acadêmica e Autoestima Contingente: Relação com Satisfação de Vida, Esperança e Otimismo. Avaliação Psicológica, 18(4). Retrieved from https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/18868

Issue

Section

Relato de Pesquisa

Most read articles by the same author(s)