Motivação Acadêmica e Autoestima Contingente: Relação com Satisfação de Vida, Esperança e Otimismo
Resumen
A motivação para aprendizagem é fundamental e está intimamente relacionada a fatores externos e internos e à medida de como ambos se inter-relacionam. Nesse sentido, a autoestima pode ser um indicador de como o indivíduo lida com o meio e com pressões internas, ainda mais quando ela se apoia em contingências externas como forma de se manter elevada. Este estudo buscou investigar em uma amostra de estudantes universitários a relação do tipo de motivação para os estudos com autoestima e características como personalidade, otimismo, esperança e satisfação de vida. Obteve-se na amostra estudada associação entre os domínios contingência de competência acadêmica, competição e aparência com Motivação Extrínseca no âmbito acadêmico. Conclui-se que os achados estão de acordo com o que aponta a literatura, indicando a necessidade de estratégias de intervenção em nível de ensino superior com o intuito de promover um ambiente mais propício ao interesse intrínseco para os estudos.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.